Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

Datas da Próxima Viagem

De  21  a  27  abril  2020

Itinerário Resumido

1 o Dia Início KATHMANDU
2 o Dia KATHMANDU KATHMANDU
3 o Dia KATHMANDU DHULIKHEL
4 o Dia DHULIKHEL KATHMANDU
5 o Dia KATHMANDU KATHMANDU
6 o Dia KATHMANDU KATHMANDU
7 o Dia KATHMANDU Voo

Itinerário Detalhado

1 ° Dia Início KATHMANDU

Chegada

Traslado

Tarde livre em Boudhnath

Chorten Nepal Kathmandu aeroporto 3
Chorten Himalaya Voo west
Chorten Nepal Kathmandu Boudhnath

Bem vindo(a) ao Nepal! Da pista do aeroporto, com o tempo permitindo, já é possível avistar as montanhas ao redor do vale. Com seu visto e mala em mãos, será recebido(a) por nosso representante local que estará lhe esperando com uma placa da Chörten.

Já terá saído do Brasil com o número do telefone do Guilherme que, desta forma, acompanhará sua ida ao Nepal, já fará contato durante o traslado e o(a) encontrará em nosso hotel. Guilherme também chega hoje, o mais cedo que for possível, com o grupo que estiver vindo da viagem anterior na Índia. Para quem chegar pela manhã, uma tarde tranquila com nosso guia local e com Guilherme (assim que o voo chegar), para começar a se ajustar ao fuso do Nepal.

Em volta da grande estupa (tib: chörten)de Boudhanath em nosso bairro tibetano, repleta de monastérios, encontrará monjas, monges e tibetanos laicos, às vezes grandes mestres, fazendo suas koras (circumumbulações), girando as famosas rodas de orações com milhões de Om Mani Padma Hungs, recitando mantras e acendendo lamparinas principalmente nos finais de tarde e bem cedo pelas manhãs. Aproveite para fazer suas koras com os tibetanos, visitar os monastérios em volta da estupa, como um dos cafés ou restaurantes na própria kora para observar e assimilar um pouco dessa cultura milenar.

2 ° Dia KATHMANDU KATHMANDU

Briefing

Swayambunath

Kathmandu Durbar Square

Caminhada

Thamel

Chorten Nepal Kathmandu Swayambu
Chorten Nepal Kathmandu 22 md
Chorten Nepal Kathmandu DS 13

Após merecido descanso da viagem até o Nepal, café da manhã e então retomaremos o nosso briefing. Como já conversamos antes da viagem sobre a maior parte desses pontos sobre como viajar nesses países, conversaremos rapidamente sobre os que nos serão de maior ajuda uma vez no Nepal. Importantes dicas práticas como: trânsito, dinheiro, saúde, costumes, assim por diante.

Começaremos com nossas visitas com uma pequena caminhada na região da segunda maior estupa do vale, Swayambunath (tradução: auto surgida). Diz a lenda que o morro onde está a estupa surgiu no local onde o bodhisatva Manjushri, o bodhisattva da sabedoria, pegou uma flor de lótus após esvaziar o lago onde é hoje o Vale de Kathmandu. Teremos uma vista de toda cidade, faremos nossos koras em volta da estupa e conheceremos seus pequenos monastérios.

De Swayambu seguiremos para a Durbar Square (Praça do Palácio) de Kathmandu onde vive uma pequena deusa viva, a Kumari. As durbar squares do Vale de Kathmandu foram construídas por reis herdeiros da dinastia Malla, séc. XII ao XVIII, que, nesse caso para a nossa sorte, competiam em beleza arquitetônica. São inúmeros templos dos diversos deuses hindus em torno do palácio. Caminharemos então até o bairro dos viajantes em Kathmandu, Thamel, com inúmeros bons restaurantes, lojas de montanhismo, artesanato nepalês, livrarias, para uma boa refeição e, se alguém precisar, comprar alguma roupa para os dias no Butão.

No final do dia retornaremos ao nosso bairro tibetano.

3 ° Dia KATHMANDU KATHMANDU

Estupa e monastérios de Boudhnath:
Kopan
Dudjom Rinpoche
Sakya
KaNying Shedrub
Shechen

Chorten Nepal Kathmandu Boudhnath Shechen 3019 1770
Chorten Nepal Kathmandu Kopan
Chorten Nepal Kathmandu Kopan 03

Hoje visitaremos alguns dos principais monastérios do Vale de Kathmandu, tendo boas oportunidades para conhecermos um pouco sobre os projetos dos seus grandes mestres.

Primeiro tentaremos visitar hoje o Kopan. ‘Tentaremos’ porque tem sido comum estarem com retiros e nesses dias não abrem à visitação. Ainda assim, é sempre possível tentar da seguinte forma: caso estejam com retiro, demonstrando que entendemos a importância do silêncio para os retirantes e, assim, veremos se podemos visitar as estupas em silêncio (sempre que estivermos próximos dos retirantes) e a biblioteca. É o monastério do Lama Yeshe e do Lama Zopa Rinpoche, onde vivem algumas centenas de monges de todas as idades. É um importante centro de estudo para os sherpas, muitas vezes vindos da região do Everest, e estrangeiros de todo o mundo.

Em seguida conheceremos os monastérios do Dudjom Rinpoche, chamado Dudjom Gompa, o monastério Sakya de Trinchen Rinpoche na kora da grande estupa de Boudhnath, do Chökyi Nyima Rinpoche, Chökling Rinpoche e Phakchok Rinpoche, chamado Ka-Nying Shedrub Ling, e do Matthieu Ricard, Rabjam Rinpoche e Dilgo Khyentse Rinpoche, chamado Shechen.

Tentaremos conversar com algum monge ou monja no dia de hoje. Dentre esses monastérios, que conhecemos bem, há alguns professores que tentaremos agendar uma conversa. Não é muito simples que eles tenham agenda, como que agendem com antecedência. Assim, nas semanas anteriores à viagem já começaremos a conversar com eles. Manteremos nosos grupo informado!

4 ° Dia KATHMANDU KATHMANDU

Pashupatinath

Budhanilkantha

Caminhada

Nagi Gompa

Chorten Nepal Kathmandu Pashupatinath md
Nepal Kathmandu Budhnilkantha 2
Chorten Nepal Kathmandu Pharphing - md

Começaremos o nosso dia com uma caminhada pelo complexo de templos de Pashupatinath, que fica em torno do rio Bagmati, sagrado para os hindus. Além do templo principal, dedicado a manifestação mais tranquila de Shiva, Pashupati, há dezenas de pequenos templos também dedicados ao deus da destruição e reconstruição do Hinduísmo. Também é o local onde nepaleses que puderem serão cremados para assegurar uma boa passagem ou liberação (moksha).

No final dessa manhã faremos uma caminhada bem especial. Seguiremos até os pés de uma das montanhas ao redor do vale, chamada Shivapuri. Antes de iniciarmos a nossa subida, ainda com nosso veículo, visitaremos um templo hinduista bastante diferente de todos outros. Chama-se Budhanilkantha, onde há uma grande estátua do deus Vishnu deitado.

Hora de subir montanha acima por alguns minutos até a entrada do parque nacional, onde deixaremos nosso veículo e faremos nossa caminhada até um importante monastério feminino, chamado Nagi Gompa. Uma combinação de características fazem dessa caminhada uma oportunidade muito especial em Kathmandu: a vista do vale é muito bonita, junto com a paz de caminharmos na montanha, o legado de um grande mestre, Tulku Urgyen Rinpoche, ter vivido aqui por muitos anos e todo o ambiente criado pelo dia a dia de estudos e práticas das monjas que vivem aqui. A caminhada será de aprox. 1h, pouco menos ou pouco mais, dependendo as condições do caminho.

5 ° Dia KATHMANDU KATHMANDU

Patan

Texto alternativo
Chorten Nepal Kathmandu Patan Milarepa - md

Pela manhã seguiremos à simpática Durbar Square de Patan, muito famosa pelos seus artistas e bonitos templos. Nela visitaremos um pequeno, muito bem feito e bastante didático museu de arte hinduísta e budista. Nas proximidades, visitaremos o pequeno e belo Templo Dourado, utilizado até os dias de hoje por nepaleses budistas da mesma etnia do próprio Buda Sakyamuni. Patan tem boas opções para o nosso almoço, é um excelente local para compra de estátuas budistas, de excelente qualidade,  como para caminharmos por essas ruas medievais e seus templos.

Sempre solicitada e muito bem vinda tarde livre para aproveitarmos também as livrarias, cafés, lojas de arte budista, de artesanato, roupas e equipamentos de montanha, estupa, templos ou monastérios nas já bem conhecidas Patan, Thamel ou Boudhnath, caminhada, como cada viajante preferir.

Chorten Nepal Kathmandu Boudha p2 md g
Chorten Nepal Kathmandu DS md

Esperamos que tenha vivido bonitas e importantes experiências através do contato com culturas milenares que até os dias de hoje, em contextos mais isolados como em contextos modernos também, vivem valores que possivelmente são bastante novos para nós e nos serão de importante ajuda em nossos dia-a-dias.

Para quem retornar ao Brasil hoje, nosso hotel está disponível até o meio dia de hoje. Assim, pode escolher, de acordo com suas preferências e diponibilidade de voos, se voa hoje pela manhã, a tarde, a noite ou, ainda, na próxima madrugada. Se precisar de late check-out (normalmente disponível até as 18h por um valor um pouco menor que uma diária) ou mais uma diária para ter o quarto disponível durante todo o dia e próxima noite, favor nos avisar com antecedência para checarmos disponibilidade e valor. É sempre possível guardar as malas na recepção do hotel, podendo assim dar uma volta pela cidade nesse dia, almoçar e/ou jantar fora de acordo com o horário do seu voo, para então seguir ao aeroporto com assistência dos nossos representantes e acompanhamento a cada passo pela Chörten.

Provavelmente manhã livre ou, como os nossos voos costumam sair de Kathmandu à noite, dia livre para comprar lembranças e aproveitar este país que, seguramente, terá nos oferecido incríveis experiências e tocado bastante. Dar mais uma volta pelos locais que mais gostou, fazer mais algumas koras, caminhar, fotografar, ler, escrever, conhecer mais algum local. Como for melhor e cada viajante preferir. De acordo com horário do seu voo, traslado com assistência ao aeroporto para o voo de volta ao Brasil.

Quem seguir para o Butão ou Tibete, de acordo com a próxima viagem com Guilherme Samel, seguiremos bem cedo ao aeroporto.