Passaporte

Validade

Muito importante: seu passaporte precisa ter validade de mais de 6 meses após o último dia de viagem.

Para emissão de um novo passaporte: com a devida antecedência com relação a viagem favor seguir o passo a passo explicado no site da Polícia Federal neste link: www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte. Importante considerar que em algumas cidades o agendamento pode demorar um pouco.

Nome e sobrenome

Muito importante: não é sempre que em nosso passaporte o sobrenome (na primeira linha da página com nossos dados) é considerado apenas o nosso último sobrenome ou aquele que estamos acostumados. Às vezes é apenas o último e às vezes é mais de um incluindo alguns nomes do meio. Muito importante enviar seus dados, nome e sobrenome, em sua ficha de inscrição da exata forma como no passaporte para evitar sérios problemas como o não embarque, cancelamento de reservas e então possível não disponibilidade de lugar nos voos domésticos e internacionais.

Pelos mesmos motivos o mesmo cuidado vale no caso de emitir um novo passaporte: suas reservas precisam ser feitas desde o início com seu nome do novo passaporte pois não podem ser alteradas posteriormente. Certifique-se com a Polícia Federal que seus nome e sobrenome não mudarão no novo passaporte. Se o seu nome mudou por algum motivo, como casamento ou separação, um cuidado extra com estes procedimentos se faz muito necessário. Nesse caso é importante que nos avise, por favor.

Foto ou scan

Pode ser escaneado como uma foto de celular ou máquina digital se bem tirada, bom foco, nítida. No momento da inscrição e confirmação do lugar na viagem precisaremos apenas da página com seus dados (nome, foto, número do passaporte, etc). Quando tiver emitido seu visto indiano, mais informações aqui, precisaremos do scan ou foto do seu visto também por favor.

Vacina Febre Amarela

Em seu passaporte devemos grampear seu comprovante internacional de vacina contra febre amarela, na última página e não mais na contra capa onde nos passaportes novos há um chip que não pode ser danificado com o grampo. Importante que sua vacina esteja com data de validade válida no comprovante internacional (no caso de ter tomado há mais tempo quando tinha validade de 10 anos) ou já com prazo vitalício, se tomou sua vacina mais recentemente. No caso de ter tomado há mais tempo e estar com validade expirada, importante ir a um dos postos autorizados e trocar sua carteira internacional com vacina de Febre Amarela expirada por uma vitalícia.