Passaporte

Validade

– Muito importante: seu passaporte precisa ter validade com mais de 6 meses após o último dia de viagem.

– Para emissão de um novo passaporte: com a devida antecedência com relação a viagem favor seguir o passo a passo explicado no site da Polícia Federal neste link: www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte. Importante considerar que em algumas cidades o agendamento pode demorar um pouco.

Nome e sobrenome

– Muito importante: não é sempre que em nosso passaporte o sobrenome (na primeira linha da página com nossos dados) é considerado apenas o nosso último sobrenome ou aquele que estamos acostumados. Às vezes é apenas o último e às vezes é mais de um incluindo alguns nomes do meio. Muito importante enviar seus dados, nome e sobrenome, em sua ficha de inscrição da exata forma como no passaporte para evitar sérios problemas como o não embarque, cancelamento de reservas e então possível não disponibilidade de lugar nos voos domésticos e internacionais.

– Pelos mesmos motivos o mesmo cuidado vale no caso de emitir um novo passaporte: suas reservas precisam ser feitas desde o início com seu nome do novo passaporte pois não podem ser alteradas posteriormente. Certifique-se com a Polícia Federal que seus nome e sobrenome não mudarão no novo passaporte. Se o seu nome mudou por algum motivo, como casamento ou separação, um cuidado extra com estes procedimentos se faz muito necessário. Nesse caso é importante que nos avise, por favor.

Foto ou scan

– Pode ser escaneado como uma foto de celular ou máquina digital se bastante nítida (fotografia e texto). Cuidado extra com relação à nitidez da foto ou scan no caso de viagens ao Butão e/ou Tibete, por conta das exigências de seus governos e embaixadas.

– Precisamos apenas da página com seus dados (nome, foto, número do passaporte, etc) e do certificado da vacina (abaixo).

Certificado vacina febre amarela

– Em seu passaporte devemos grampear seu comprovante internacional de vacina contra febre amarela (tomada com mais de 10 dias do início da viagem e válida), na última página e não mais na contra capa onde nos passaportes novos há um chip que não pode ser danificado com o grampo.

– Mais informações na página Vacinas (de uso exclusivo dos Viajantes Chörten): aqui

Aeroportos e viagens trem

Vale criar o hábito de: sempre que saímos do hotel para o aeroporto ou viagem de trem, termos nosso passaporte sempre em um mesmo local seguro e de muito fácil acesso. Isto para facilitar a entrada no aeroporto (quando estamos saindo do nosso veículo do traslado, cuidando de nossas malas, pode haver fila, nos despedindo do representante local e pensando nos próximos passos da viagem). Bons hábitos de Viajantes experientes pode facilitar e ajudar em muito nossa tranquilidade e qualidade de nossas experiências na viagem.