Cursos

Mestres, institutos, ashrams e monastérios

Para ajudar em um possível e significativo contato com as tradições sobre o treino da mente da Índia, Nepal, Butão e Tibete, organizamos duas páginas com informações sobre mestres, institutos, ashrams e monastérios que oferecem cursos e ensinamentos na Índia e Nepal principalmente, já preparados com traduções, cursos e, por vezes, estadia (maior parte das vezes bastante simples) para nós, ocidentais.

Cuidado com o Dharma

Há diversas formas de significar e entender a palavra Dharma de acordo com cada tradição e contexto. De forma bastante simples podemos entender como ensinamentos ou método para treinamento e compreensão sobre a nossa mente. São ensinamentos muito especiais e profundos, assim, é muito importante termos bastante cuidado em não misturar o trabalho de organizar viagens da Chörten e estes importantes ensinamentos na maior parte das vezes são oferecidos de forma voluntária, sem relação com pagamento. A forma de apoiar e organizar esses cursos, de forma geral, é através de contribuição voluntária (muitas vezes sugerida) para custear a estrutura, material, vida bastante simples dos professores e voluntários que costumam fazer com que os institutos, ashrams e monastérios existam e possam oferecer essas oportunidades tão significativas.

 

Assim, é de interesse da Chörten apoiar a sua experiência, contato e aprendizados com estes mestres e seus métodos, mas como amigos. Justamente por esses ensinamentos serem tão importantes em nossas vidas. Este apoio e motivação não fazem parte do aspecto formal dos serviços da Chörten, que apoiará a logística da sua viagem. Tudo que for relacionado diretamente ao Dharma, por favor nos veja como amigos, que, justamente por tantos anos já termos voluntariado em centros budistas no Brasil, Europa, na Índia e Nepal, ficaremos muito contentes se tiver esse tipo de experiência e aprendizados também. Nunca iremos comercializar o Dharma e acredito que isto ficará claro em nossas conversas.

Comunicação com os institutos, ashrams e monastérios

Como explicamos acima, iremos apoiar da melhor forma possível seu contato com estes institutos, ashrams e monastérios. Veremos as informações juntos, podemos escrever, até mesmo ligar, se de ajuda para termos essas informações para ajudar em sua viagem. Consideramos importante, como eles mesmos costumam recomendar:

  • Você Viajante também dar uma olhada nas informações disponíveis sobre cada tradição, seus ensinamentos, abordagem do Dharma, método, cursos, estrutura para os cursos, estadia, assim por diante;
  • Você Viajante fazer a comunicação com os organizadores dos cursos pois, nesse processo, irão trocar todas informações importantes que ajudarão no melhor aproveitamento da sua experiência nesses dias. Pode sempre, claro, nos copiar nos emails e assim pensarmos juntos, conversarmos também, seguramente.
  • Por favor entenda que não costumam ser instituições com funcionários remunerados com uma estrutura que irá responder a todos emails, rapidamente, é comum que leve alguns dias para responderem, por vezes nem respondem. Estamos aqui para ajudar. Se preciso ligar para ver se está tudo bem e confirmado;
  • Estamos aqui para apoiar, pensar juntos, conversar, por favor conte conosco!

Cursos

Seguem duas listas com cursos que podem ser feitos antes, durante ou em seguida do seu programa de viagem sobre: