Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De 27 dezembro 2017 a 14 janeiro 2018

ITINERÁRIO RESUMIDO

1 o Dia Chegada MUMBAI
2 o Dia MUMBAI MUMBAI
3 o Dia MUMBAI MUMBAI
4 o Dia MUMBAI LONAVLA
5 o Dia LONAVLA LONAVLA
6 o Dia LONAVLA LONAVLA
7 o Dia LONAVLA PUNE
8 o Dia PUNE DELHI
9 o Dia DELHI DELHI
10 o Dia DELHI RISHIKESH
11 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
12 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
13 o Dia RISHIKESH DELHI
14 o Dia DELHI AGRA
15 o Dia AGRA VARANASI
16 o Dia VARANASI VARANASI
17 o Dia VARANASI VARANASI
18 o Dia VARANASI DELHI
19 o Dia DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

ITINERÁRIO DETALHADO

1 o Dia 27-dez-2017 qua Chegada MUMBAI

chorten-mumbai-1

Chegada

Chegada durante este dia ou noite após dois voos do Brasil. Seu traslado é feito com assistência de nossos representantes locais que estarão em contato por telefone ou Whatsapp com a Silvia Meireles, especialista da viagem, e/ou com o Guilherme Samel, diretor da Chörten, para que possamos assisti-lo(a) com o que precisar. Após check-in no hotel, merecido descanso para começarmos nossa programação amanhã. Se por acaso sua rota e horários de voos chegar em Mumbai pela manhã, há possibilidade de uma caminhada pela região próxima ao hotel na parte da tarde.

2 o Dia 28-dez-2017 qui MUMBAI MUMBAI

Chorten Mumbai Elephanta
Chorten Mumbai Elephanta

Briefing
Portal da Índia
Ilha Elephanta

Após nosso café da manhã faremos um briefing para lembrar de importantes dicas e informações práticas sobre como viajar na Índia com tranquilidade, segurança e qualidade. Prontos para a nossa primeira visita, caminharemos até o Gateway of India, portal construído no início do séc. passado para celebrar a vinda da família real inglesa. Passaremos ao lado do histórico hotel Taj construído pela famosa família indiana Tata, da tradição Zoroastra ou parsi. Durante essa tarde faremos um bonito passeio até a ilha Elephanta, em que chegaremos de barco para conhecermos dois grupos de cavernas templos. Estes templos foram esculpidos nas rochas da ilha entre os séc. V e VIII. Um grupo é da tradição hindu shivaísta e o outro budista. Veremos muitas bonitas estátuas também esculpidas nessa rochas. Caminhada pela ilha e então retorno a Mumbai durante o pôr do sol no Mar Arábico.

3 o Dia 29-dez-2017 sex MUMBAI MUMBAI

Chorten Mumbai

Templo Mahalakshmi
Mesquita Haji Ali Dargah
Instituto Yoga Kailvalyadhama

Temos mais esse dia para conhecermos Mumbai. Passaremos por prédios históricos da cidade e visitaremos dois importantes templos. O templo de Mahalakshmi, séc. XVIII, é um dos templos mais importantes de Mumbai. Dedicado a deusa hindu da beleza e da riqueza, também é dedicado às deusas Mahakali e Mahasaraswati, aspectos irado e de sabedoria da energia da divindade feminina. É uma ótima oportunidade de observarmos e vivenciarmos a devoção (bhakt) da cultura indiana. Próximo do templo está uma mesquita do séc. XV, dedicada a um santo muçulmano que, quando era um comerciante, abdicou de suas posses materiais antes de sua peregrinação à Mecca. Conheceremos um pouco da devoção muçulmana de forma geral, como também dos muçulmanos da tradição sufi. Nessa tarde teremos a oportunidade de visitar o Instituto de Yoga Kailvalyadhama. Nossos dias são organizados de uma forma bastante tranquila para que possamos, dentro do possível também, visitarmos a cidade com calma, caminharmos, termos um bom contato com a cultura local durante os dias de nossa viagem. No final da tarde é bastante agradável caminharmos pela Marine Drive, avenida na orla de Mumbai, onde neste horário os indianos fazem seus exercícios físicos.

4 o Dia 30-dez-2017 sab MUMBAI LONAVLA

Chorten Lonavala 10 pg

Viagem
Programação Instituto Yoga Kaivalyadham

Pela manhã faremos uma viagem de carro, aprox. 3h, até os ghats (montanhas neste caso) ocidentais, mais precisamente até a cidade de Lonavala, um pouco mais alta (600 m) que Mumbai. Faremos o check-in em nosso hotel para então, após o nosso almoço, começarmos com a primeira atividade da programação organizada pela Silvia Meireles e os institutos de yoga em que estudou. Kailvalyadhama é instituto de yoga tradicional com abordagem científica, que nos permite conhecer mais sobre este antigo sistema de filosofia, terapias e práticas. Lá também, quem se interessar, será possível experenciar, por exemplo, uma autêntica massagem ayurvedica (esta última como atividade opcional não incluída). Teremos também a oportunidade de participar dos pujas no ashram nas manhãs e final dos dias.

5 o Dia 31-dez-2017 dom LONAVLA LONAVLA

Chorten Lonavala 11 p

Programação Instituto Yoga Kailvalyadhama
Passeio caverna

Último dia de mais este ano, pela manhã teremos essa iluminada oportunidade de concluirmos este ciclo durante a segunda atividade da programação no Instituto Kailvalyadhama. À tarde visitaremos mais um grupo de cavernas templos na região. Estas foram esculpidas por monges budistas da linhagem indiana que hoje é conhecida como Theravada. Construídas entre os séc. II e V, possivelmente o altar mais antigo datado do séc. II a.C.. Suas esculturas, pilares e estupa (em tibetano: chörten) também foram esculpidos da própria rocha que deu lugar então a estes templos e monastérios. Por hoje ser Ano Novo, é provável que terminemos nossa programação um pouco mais cedo. Em nosso hotel temos, já incluído, um jantar de final de ano. Nos encontraremos para celebrar o Ano Novo, começando 2018 com o pé direito, mãos juntas no mudra de saudação, agradecimento, coração tranquilo e aspirações da melhor qualidade possível para mais este incrível ano!

6 o Dia 1-jan-2018 seg LONAVLA LONAVLA

Chorten Lonavala 20 p

Programação Instituto Yoga Kailvalyadhama
Instituto de Traduções e Pesquisa

A rotina no ashram segue nesta primeira manhã do ano e, com nossa terceira atividade, concluiremos nossa programação. À tarde temos mais uma atividade, conversaremos com pesquisadores e estudiosos de textos clássicos da yoga. Amanhã daremos sequência a nossa viagem por outras regiões da Índia.

7 o Dia 2-jan-2018 ter LONAVLA PUNE

Chorten Pune p

Viagem
Instituto Iyengar
Templo de Ganesh
Memorial do Gandhi
Templo de Ramakrishna

Em nosso caminho ao norte da Índia, pela manhã faremos uma viagem de aprox. 2h à segunda maior cidade do estado de Maharashtra. Pune foi uma importante cidade do Império Maratha de Shivaji, que no séc. XVII combatia o Império Mughal, é conhecida como capital cultural da região, famosa pelo grande número de instituições de educação. Também é onde está o instituto do fundador de uma importante escola de yoga, o Iyengar, o resort (termo que prefere a ashram) do Osho, e onde Gandhi foi preso durante o movimento de libertação da Índia. Faremos uma visita a um templo ao instituto Ramamani Iyengar Memorial Yoga, a um templo de Ganesh, ao palácio Aga Khan e a um templo de Ramakrishna para entender um pouco sobre suas histórias, suas tradições e, se possível, conversarmos com seus estudantes.

8 o Dia 3-jan-2018 qua PUNE DELHI

Chorten Delhi Lotus

Voo
Lotus Temple
Templo Hare Krishna

Traslado ao aeroporto de Pune para o nosso voo a Delhi. Em nosso primeiro dia na capital da Índia visitaremos dois templos. O bonito Lotus Temple da religião persa chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX na antiga Pérsia, onde todos são convidados a ficar em silêncio. Uma experiência interessante no meio desta grande cidade. Também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna, devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu.

9 o Dia 4-jan-2018 qui DELHI DELHI

Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Old Delhi
Raj Ghat
Gurudwara Bangla Sahib
Gandhi Smiriti

Delhi é na verdade uma sucessão de cidades construídas por diferentes impérios. Nos hospedamos na Nova Delhi, construída pelos ingleses, e hoje conheceremos uma parte mais antiga da cidade, Old Delhi. Construída no séc. XVI pelo mesmo imperador mughal do Taj Mahal, o Shah Jahan, visitaremos sua mesquita chamada Jama Masjid, um antigo bazar, um pequeno templo da religião Jain e o Lahore Gate.  No caminho de volta à região mais central da cidade, poderemos prestar a nossa homenagem à grande alma, o Mahatma Gandhi, em seu memorial Raj Ghat. Veremos a esplanada construída no séc. XX, chamada Rajpath, onde está o India Gate, no caminho de nossa visita a um templo da religão Sikhi. O Sikismo foi fundado no séc. XV na região do Punjab pelo primeiro de seus 10 mestres, o Guru Nanak. Terminaremos nossas visitas na última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Hoje um museu chamado Gandhi Smiriti, que conta a sua história.

10 o Dia 5-jan-2018 sex DELHI RISHIKESH

Chorten Rishikesh Aarti

Trem
Aarti Haridwar
Templo montanha
Shivananda
Dayanda

Bem cedo pela manhã pegarmos nosso trem por aprox. 5h e meia para Haridwar, estação mais próxima de Rishikesh. Andar de trem na Índia é uma experiência que não pode faltar e excelente oportunidade para conversarmos com famílias indianas, observarmos os vilarejos e campos no caminho. Nossos representantes locais nos assistirão com a nossa chegada e então seguiremos por mais aprox. 40min ao nosso hotel.  Após check-in e almoço podemos fazer uma caminhada pela região da Ram Jhula. Jhulas são as pontes suspensas, nesse caso sobre o Ganges, que do outro lado, em sua margem, participaremos do Aarti puja conduzido por alunos do ashram Parmarth Niketan durante o pôr do sol.

11 o Dia 6-jan-2018 sab RISHIKESH RISHIKESH

Chorten Rishikesh Kunjapuri

Templo
Ashram
Yoga

Hoje subiremos os Himalayas com nosso veículo por aprox. 40min até um templo no topo de uma montanha, a 1676m de altitude. O templo Kunjapuri é dedicado à deusa Durga e um dos 13 locais de poder (Shakti Peethas) desta região. Se o tempo estiver aberto, veremos uma bonita vista com as montanhas nevadas ao fundo.  De volta a Rishikesh, conheceremos mais um importante centro de estudo Vedanta, o ashram do Swami Dayananda.  Teremos a oportunidade de conversar com o Swami residente e então participarmos de um dos pujas no templo com vista para o Ganges.

12 o Dia 7-jan-2018 dom RISHIKESH RISHIKESH

Chorten Rishikesh Vasistha

Caverna
Tempo livre
Yoga

Após nosso café da manhã, um pouco adiante de Rishikesh, visitaremos a caverna de um sábio védico, um dos grandes setes Rishis da Índia, chamado Vashistha. Sempre uma experiência muito especial poder prestar homenagem aos grandes yogis, sentar no mesmo local onde viveu e meditou durante os invernos. Podemos caminhar também pela praia ao lado, na margem do Ganges. Quem se animar, um passeio (extra) muito especial é conhecer a região pelo próprio Ganges, com um rafting. Por suas águas, aqui bastante limpas, seguimos entre as montanhas até a região da Lakshman Jhula. Quem preferir, também é possível aproveitarmos um tempo livre para caminharmos pela região, por exemplo, da Lakshman Jhula, com livrarias, lojinhas de artigos hindus e restaurantes, e então nos encontrarmos mais tarde, em uma hora combinada, para nossa prática de yoga.

13 o Dia 8-jan-2018 seg RISHIKESH DELHI

Chorten Delhi Rajpath

Trem
Tarde Livre

Cedo pela manhã pegamos nosso trem em Haridwar de volta à Delhi. Faremos check-in em nosso hotel e agora, já familiarizados com a região, podemos aproveitar uma tarde livre para retornarmos a algum dos locais que visitamos e gostaríamos de passar mais tempo, conhecer algum local novo, como cada viajante preferir. É comum em Delhi haver apresentações de música e dança clássicas de excelente qualidade. Vamos checar a agenda cultural dos dias em que estivermos na cidade e então podemos nos organizar de irmos juntos em algum destes centros culturais.

14 o Dia 9-jan-2018 ter DELHI AGRA

Chorte Agra Red Fort 2

Viagem
Red Fort

Por uma estrada nova viajaremos, aprox. 5h, até Agra. Faremos nosso check-in, almoço e então vamos conhecer o Red Fort. Este Red Fort, mais bonito e com mais história que o de Delhi, começou a ser construído por Babur, o primeiro imperador Mughal, no séc. XVI. Veremos as várias fases da arquitetura e arte Mughal, percorrendo pela história deste império durante a nossa visita. Teremos a oportunidade de visitar uma oficina com artesãos descendentes dos mesmos que trabalharam no Taj, com a sugestão de dormirmos cedo para nossa visita na manhã seguinte.

15 o Dia 10-jan-2018 qua AGRA VARANASI

chorten-5-agra-01-md-p

Taj Mahal
Voo

Uma muito boa hora de visitar o Taj Mahal é durante o nascer do sol. Construído por Shah Jahan, no séc.XVI, para sua esposa Mumtaz Mahal, esta obra arquitetônica em mármore branco, pedras preciosas e semi preciosas, confeccionada por milhares de homens e arquitetos de várias regiões do mundo durante 22 anos, é um exemplo da sofisticação da cultura mughal. À beira do rio Yamuna no jardim do complexo, ouviremos as histórias e dados curiosos sobre este monumento. De volta ao hotel para um bom café da manhã, hora de arrumarmos nossas malas para um voo pela planície gangética que nos levará a mais 2 mil anos na história da civilização indiana, à cidade mais sagrada do Hinduismo.

16 o Dia 11-jan-2018 qui VARANASI VARANASI

Chorten India Varanasi Ganges Ghats md

Nascer do sol do Ganges
Templo Durga
Universidade Benares
Caminhada
Aarti Puja

Hoje acordaremos bem cedo para um passeio muito bonito. Antes do nascer do sol iremos até os ghats (escadarias nas margens dos rios) no Ganges para, com um barco a remo, subirmos rio acima e assistirmos o nascer do deus sol de um lado da margem e, do outro, peregrinos hindus de todas regiões da Índia fazendo seus pujas (rituais) aos deuses Surya, Ganga e Shiva. Esta imagem e experiência acontece há milênios, com muito poucas diferenças de como era no início dessa que é uma das cidades vivas mais antigas do nosso planeta. Pelas águas da deusa Ganga, voltaremos o percurso que fizemos até um ghat mais adiante, onde desembarcaremos para caminhar pelas ruelas da parte mais antiga da cidade. Repleta de templos, oferendas, mantras e incensos, este é um contato muito especial com a cultura hindu. Retornamos ao nosso hotel para um bom café da manhã e então seguirmos com nossas visitas por Varanasi.

Visitaremos um templo muito especial dedicado a uma das manifestações iradas da divindade feminina, a deusa Durga. Em seguida teremos contato com uma região da cidade com muito pouco contato com estrangeiros, o campus da antiga Universidade de Benares, o nome antigo da cidade. Faremos uma visita resumida do seu museu e então caminharemos até o templo do campus, dedicado ao deus Shiva. Esta é uma forma e oportunidade interessantes de termos contato com os indianos em seus dia-a-dias. Após visita ao campus caminharemos pelos ghats de Varanasi, com garotos jogando cricket, sadhus (ascetas), pujas e templos, até o ghat principal onde, no final do dia, assistiremos a uma cerimônia do fogo, o Aarti Puja, feita por jovens brahmanis (casta dos sacerdotes).

17 o Dia 12-jan-2018 sex VARANASI VARANASI

Chorten Sarnath

Sarnath
Tarde livre

Hoje seguiremos a uma região próxima de Varanasi, bastante tranquila. Sarnath é o local onde Buda, após se iluminar em Bodhgaya, encontrou com seus amigos companheiros de prática e ensinou pela primeira vez no parque dos cervos. Como nos demais três locais mais sagrados do Budismo, há templos de tradições de diversas regiões do mundo. Em um deles, do Sri Lanka, há pinturas muito bonitas retratando a vida de Buda, uma estátua com suas relíquias e uma árvore Bodhi (ficus religiosa), parente da árvore debaixo da qual Buda sentou por 7 dias e se iluminou. Na tradição budista é bastante auspicioso circumumbularmos por três ou mais vezes objetos sagrados que representam nossa essência, a natureza de nossas mentes. No local em que ensinou as Quatro Nobre Verdades, foi construída uma estupa (em tibeano: chörten) pelo imperador Ashoka em que observaremos peregrinos fazendo suas práticas, podemos nos sentar por alguns instantes como também fazermos nossa prática de yoga no gramado. Final do dia é livre para cada viajante aproveitá-lo como preferir. Permanecendo na tranquila Sarnath, retornando aos ghats do Ganges, comprinhas, lendo, como for melhor para aproveitar o tempo nessa incrível cidade.

18 o Dia 13-jan-2018 sab VARANASI DELHIo

Chorten Delhi

Voo
Tarde livre

Hoje voamos de volta a nossa já conhecida Delhi. Última tarde livre para nos arrumarmos para viagem de volta ao Brasil, caminharmos, visitarmos algum local que gostamos bastante ou queremos conhecer, comprarmos alguma lembrança da Índia ou ainda, se houver na agenda cultural da cidade, alguma apresentação de música ou dança clássicas indianas.

19 o Dia 14-jan-2018 dom DELHI Voo

Traslado com assistência ao aeroporto no horário do seu voo de volta ao Brasil.