Natureza da mente

Natureza da mente

 (Skt. Cittatā ; Tib. Sem , semnyi ; Wyl. Sems nyid ) – definida como a unidade inseparável de consciência e vacuidade, ou clareza e vacuidade, que é a base para todas as percepções comuns , pensamentos e emoções da mente comum ( སེམས་ , sem ).

Sogyal Rinpoche diz: “No mundo moderno, não temos uma compreensão real da mente. A maioria das pessoas pensa que a mente é meramente pensamentos e emoções, mas estas são simplesmente a aparência da mente, não a verdadeira natureza da mente. mente em si. “

 

Qualidades da natureza da mente

Nos ensinamentos, a natureza da mente é frequentemente descrita em termos de essência , natureza e compaixão (ou energia, ou responsividade). Sogyal Rinpoche escreve:

“Imagine um céu vazio, espaçoso e puro desde o início; sua essência é assim. Imagine um sol, luminoso, claro, desobstruído e espontaneamente presente; sua natureza é assim. Imagine aquele sol brilhando imparcialmente sobre nós e todas as coisas, penetrando em todas as direções; sua energia , que é a manifestação da compaixão, é assim: nada pode obstruí-la e ela permeia toda a parte ”

 

Tradução simples: aqui

www.rigpawiki.org/index.php?title=Nature_of_mind