Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De 6 a 23 janeiro 2018

Itinerário Resumido

1 o Dia Início DELHI
2 o Dia DELHI DELHI
3 o Dia DELHI DELHI
4 o Dia DELHI AGRA
5 o Dia AGRA VARANASI
6 o Dia VARANASI VARANASI
7 o Dia VARANASI VARANASI
8 o Dia VARANASI BODHGAYA
9 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
10 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
11 o Dia BODHGAYA DELHI
12 o Dia DELHI RISHIKESH
13 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
14 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
15 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
16 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
17 o Dia RISHIKESH DELHI
18 o Dia DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Itinerário Detalhado

1 o Dia 6-jan-2018 sab Início DELHI

Chegada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md
Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Chegada durante este dia ou noite após dois voos do Brasil. Seu traslado é feito com assistência de nossos representantes locais que estarão em contato por telefone ou Whatsapp com o especialista da viagem e/ou com Chörten, para que juntos possamos dar as boas vindas e assisti-lo(a) com o que precisar. Após check-in no hotel, merecido descanso para começarmos nossa programação amanhã. Se por acaso com sua rota e horários de voos chegar pela manhã, há possibilidade de uma caminhada pela região próxima ao hotel na parte da tarde com apoio de nossos representantes locais.

2 o Dia 7-jan-2018 dom DELHI DELHI

Briefing

Templo Lótus

Templo Hare Krishna

Rajpath

Gandhi Smiriti

Chorten Delhi Lotus
chorten delhi iskcon
Chorten Delhi Gandhi 025 md

Agora sim, com a chegada de todo grupo, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para conversar sobre importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, segurança são alguns dos assuntos sobre os quais o especialista da viagem irá preparar o grupo para que aproveite ao máximo possível a viagem. Com muitos anos trabalhando nesses países, é bastante claro em nossas experiências a diferença que fazem, estes preciosos minutos, para as suas experiências nos próximos dias. Hora de explorar esta cidade com uma história muito rica e culturas milenares!

Em nosso primeiro dia na capital da Índia visitaremos dois templos. O bonito Lotus Temple da religião persa chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX na antiga Pérsia, onde todos são convidados a ficar em silêncio. Uma experiência interessante no meio desta grande cidade. Também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna, devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu. No caminho de volta à região de nosso hotel, veremos a esplanada construída no séc. XX, chamada Rajpath, onde está o India Gate. Para fechar nosso dia com mais uma visita bem especial, conheceremos a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Hoje um museu chamado Gandhi Smiriti, que conta a sua história.

3 o Dia 8-jan-2018 seg DELHI DELHI

Old Delhi

Raj Ghat

Lodhi

Atividade Cultural

Chorten India Delhi Old Delhi 2
Chorten 4 Delhi 03 - md
Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Começaremos o nosso dia com o que é na verdade uma das várias Delhis que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Visitaremos um pequeno templo do Jainismo com lindas pinturas. Até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo. Guardaremos nossa visita a um dos Red Forts para o de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado.

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Após o almoço conheceremos um dos parques em que os locais frequentam para caminhadas, muito bonito, o Lodhi Garden. Checaremos a agenda cultura da cidade para este final de dia, como possibilidade de uma especial atividade, onde grandes artistas do país se apresentam.

4 o Dia 9-jan-2018 ter DELHI AGRA

Red Fort

Chorte Agra Red Fort 2

Pela manhã, viagem de carro de aprox. 5h à Agra, capital por uma boa parte do Império Mughal, entre os séc. XVI e XVII. Após check-in e almoço, visita ao forte deste império, o Red Fort, utilizado pelos seus seis principais imperadores, desde Babur. Visitaremos seus jardins, os salões de audiências pública e privadas, mesquita e aposentos, inclusive onde Shah Jahan foi preso por seu filho e o que Akbar construiu para o seu filho com símbolos de todas principais tradições religiosas e filosóficas da época.

5 o Dia 10-jan-2018 qua AGRA VARANASI

Taj Mahal

Voo

chorten-5-agra-01-md-p

Hoje acordaremos bem cedo para nossa visita ao Taj Mahal. Construído por Shah Jahan para sua esposa, Muntaz Mahal, no séc. XVII, milhares de trabalhadores e arquitetos de diversas regiões do mundo durante 20 anos utilizaram o famoso mármore branco da Índia e pedras preciosas. Bem cedo pela manhã, além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Nosso guia local contará diversas história que envolvem esse monumento. Retorno ao hotel para um bom café da manhã e então traslado para o aeroporto para o nosso voo à que talvez seja a cidade mais antiga do mundo viva até hoje. Chegada em Varanasi, traslado ao hotel, check-in, uma boa refeição para amanhã fazermos um bonito passeio no sagrado Ganges.

6 o Dia 11-jan-2018 qui VARANASI VARANASI

Nascer do sol do Ganges
Templo Durga
Universidade Benares
Caminhada
Aarti Puja

Chorten India Varanasi 241 md
Chorten 3 Varanasi 01
Chörten Varanasi 108

Na Índia é comum criarmos o hábito de dormirmos um pouco mais cedo para, em alguns locais, aproveitarmos as primeiras horas do dia para vermos a Índia acordar com sinos, incensos e oferendas em templos dos muito pequenos aos maiores em seus vilarejos e cidades. Assim, antes do nascer do sol iremos até os ghats (escadarias nas margens dos rios) no Ganges para, com um barco a remo, subirmos rio acima e assistirmos o nascer do deus sol de um lado da margem e, do outro, peregrinos hindus de todas regiões da Índia fazendo seus pujas (rituais) aos deuses Surya, Ganga e Shiva. Esta imagem e experiência acontece há milênios, com muito poucas diferenças de como era em outros tempos da nossa história. Pelas águas da deusa Ganga, voltaremos o percurso que fizemos até um ghat mais adiante, onde desembarcaremos para caminhar pelas ruelas da parte mais antiga da cidade. Repleta de templos, oferendas, mantras e incensos, este é um contato muito especial com a cultura hindu. Retornamos ao nosso hotel para um bom café da manhã. Faremos um descanso para então seguirmos com nossas visitas por Varanasi até o fim do dia.

Primeiro visitaremos um templo muito especial dedicado a uma das manifestações iradas da divindade feminina, a deusa Durga. Em seguida teremos contato com uma região da cidade com muito pouco contato com estrangeiros, o campus da antiga Universidade de Benares, o nome antigo da cidade. Faremos uma visita resumida do seu museu e então caminharemos até o templo do campus, dedicado ao deus Shiva. Esta é uma forma e oportunidade interessantes de termos contato com os indianos em seus dia-a-dias. Após visita ao campus caminharemos pelos ghats de Varanasi, com garotos jogando cricket, sadhus (ascetas), pujas e templos, até o ghat principal onde, no final do dia, assistiremos a uma cerimônia do fogo, o Aarti Puja, feita por jovens brahmanis (casta dos sacerdotes).

7 o Dia 12-jan-2018 sex VARANASI VARANASI

Sarnath

Tarde livre

Chorten India Varanasi Sarnath 910 p md
Chorten India Sarnath 229
Chorten Sarnath Alice 1 - md p

Hoje seguiremos a uma região próxima de Varanasi, bastante tranquila. Sarnath é o local onde Buda, após se iluminar em Bodhgaya, encontrou com seus amigos companheiros de prática e ensinou pela primeira vez no parque dos cervos. Como nos demais três locais mais sagrados do Budismo, há templos de tradições de diversas regiões do mundo. Em um deles, do Sri Lanka, há pinturas muito bonitas retratando a vida de Buda, uma estátua com suas relíquias e uma árvore Bodhi (ficus religiosa), parente da árvore debaixo da qual Buda sentou por 7 dias e se iluminou. Na tradição budista é bastante auspicioso circumumbularmos por três ou mais vezes objetos sagrados que representam nossa essência, a natureza de nossas mentes. No local em que ensinou as Quatro Nobre Verdades, foi construída uma estupa (em tibeano: chörten) pelo imperador Ashoka em que observaremos peregrinos fazendo suas práticas, podemos nos sentar por alguns instantes como também fazermos nossa prática de yoga no gramado. Final do dia é livre para cada viajante aproveitá-lo como preferir. Permanecendo na tranquila Sarnath, retornando aos ghats do Ganges, comprinhas, lendo, como for melhor para aproveitar o tempo nessa incrível cidade.

8 o Dia 13-jan-2018 sab VARANASI BODHGAYA

Templo Mahabodhi

Chorten India Bodhgaya Temple md
Chorten Bodhgaya 5

Viajaremos hoje ao local onde Buda se iluminou, o local mais sagrado do Budismo, Bodhgaya. Serão aprox. 6h com nosso veículo próprio. Faremos o check-in em nosso hotel, almoço e então visitaremos o complexo do templo principal da cidade, o Mahabodhi. Foi ali que Buda sentou-se por alguns dias até purificar todos seus obscurecimentos e realizar a natureza de nossas mentes. Podemos fazer o mesmo, sentando-se próximo ou mesmo debaixo da árvore Bodhi, uma ficus religisosa (figueira), no exato local em que Buda se iluminou. Este local também é chamado de Vajra Seat, o assento do diamante ou raio indestrutível assim como a nossa essência. Estaremos entre peregrinos, laicos e monásticos, de todo o mundo, mantras, incensos, práticas do treino da mente. Após se iluminar, o Desperto (Buda) contemplou a sua experiência por algumas semanas em pontos diferentes ao redor da árvore Bodhi. Estes locais estão marcado assim poderemos contemplar as mesmas reflexões em nossos dias em Bodhgaya.

9 o Dia 14-jan-2018 dom BODHGAYA BODHGAYA

Caminhada
Templos
Mahabodhi

Chorten Bodhgaya 2
Chorten India Bodhgaya Market md
Chorten Bodhgaya 1403 (119) md

No dia de hoje, se quisermos, mesmo que ele esteja disponível para o que precisarmos, não precisamos usar o nosso veículo. Caminharemos do nosso hotel, passando por plantações, até um instituto de um professor muito importante do Budismo Tibetano, que oferece cursos de introdução ao Budismo em várias línguas, em diversos países, tem uma clínica médica, alopática e homeopática, para os campesinos indianos, escolas de Educação Universal, bem especial. Do Instituto Root caminharemos até uma grande estátua de Buda construída por japoneses, então até um templo japonês, um butanês, cada um com estilos muito bonitos e bem diferentes, e um tailandês, com pinturas muito bonitas. Um monastério muito bonito que vale uma visita, é o monastério do Karmapa, grande mestre do Budismo Tibetano. Existem boas opções de almoço e cafés na cidade e, sempre, mais outras tantas opções de visitas aos seus inúmeros templos e monastérios. Reservaremos um sempre muito bem vindo e solicitado templo livre, seja para compras como para sentar-se próximo da árvore Bodhi, leitura, meditação caminhando, como cada viajante preferir.

10 o Dia 15-jan-2018 seg BODHGAYA BODHGAYA

Caverna Mahakala

Templo Surjata

Chorten Bodhgaya 1403 (39) - md
Chorten Bodhgaya 1403 (48) - md

Hoje seguiremos para uma região mais afastada nos arredores de Bodhgaya, até uma montanha onde há uma caverna em que Buda meditou e praticou austeridade antes de se iluminar. Será também uma oportunidade para observarmos o ritmo de vida dos vilarejos mais remotos dos centros urbanos. Como todas cavernas de grandes mestres, é um local muito especial para fazermos a nossa prática. Após visita à Caverna Mahakala, visitaremos o tranquilo local onde, quando Buda praticava se alimentando com apenas um grão de arroz por dia, a garota Surjata ofereceu leite de arroz ao Buda, que então, ao se alimentar e observar sua mente funcionando melhor com o corpo mais forte, percebeu que não seria através dos extremos da autoindulgência ou automortificação que se iluminaria, mas através do caminho do meio. Retorno a Bodhgaya com tempo livre no final do dia.

11 o Dia 16-jan-2018 ter BODHGAYA DELHI

Voo

Chorten 4 Delhi 04 - 2

Hoje faremos um traslado à Gaya, cidade vizinha onde pegaremos o nosso voo de volta à nossa já bem conhecida Delhi.

12 o Dia 17-jan-2018 qua DELHI RISHIKESH

Trem

Ram Jhula

Cerimônia Aarti

Chorten 1 Rishikesh 05 a md
Chorten Rishikesh Aarti

Bem cedo pela manhã embarcaremos em nosso trem à Haridwar, estação mais próxima de Rishikesh. Andar de trem na Índia é uma experiência que não pode faltar e excelente oportunidade para conversarmos com famílias indianas, observarmos os vilarejos e campos no caminho, por aprox. 5h e meia. Nossos representantes locais nos assistirão com a nossa chegada e então seguiremos por mais aprox. 40min ao nosso hotel.  Após check-in e almoço podemos fazer uma caminhada pela região da Ram Jhula. Jhulas são as pontes suspensas, nesse caso sobre o Ganges, que do outro lado, em sua margem, participaremos do Aarti puja conduzido por alunos do ashram Parmarth Niketan durante o pôr do sol.

13 o Dia 18-jan-2018 qui RISHIKESH RISHIKESH

Templo Kunjapuri

Lakshman Jhula

Chorten 1 Rishikesh 11 md
Chorten Rishikesh Kunjapuri

Hoje começaremos o nosso dia com subindo os Himalayas com nosso veículo por aprox. 40min até um templo no topo de uma montanha, a 1676m de altitude. O templo Kunjapuri é dedicado à deusa Durga e um dos 13 locais de poder (Shakti Peethas) desta região. Se o tempo estiver aberto, veremos uma bonita vista com as montanhas nevadas ao fundo. Podemos tomar um chai indiano, observar os indianos com suas oferendas e pujas neste importante templo, aproveitar o ar e vista dos Himalayas. Difícil é deixar esse lugar!  De volta a Rishikesh, caminharemos pela região da Lakshman Jhula e então conheceremos mais um importante centro de estudo Vedanta, o ashram do Swami Dayananda.

14 o Dia 19-jan-2018 sex RISHIKESH RISHIKESH

Caverna Vashista

Tempo Livre

Aula Yoga*

Chorten Rishikesh Vasistha
Chorten 1 Rishikesh 01 p2 md

Após nosso café da manhã, um pouco adiante de Rishikesh, visitaremos a caverna de um sábio védico, um dos grandes setes Rishis da Índia, chamado Vashistha. Sempre uma experiência muito especial poder prestar homenagem aos grandes yogis, sentar no mesmo local onde viveu e meditou durante os invernos. Podemos caminhar também pela praia ao lado, na margem do Ganges. Quem se animar, um passeio (extra) muito especial é conhecer a região pelo próprio Ganges, com um rafting. Por suas águas, aqui bastante limpas, seguimos entre as montanhas até a região da Lakshman Jhula. Quem preferir, também é possível aproveitarmos um tempo livre para caminharmos pela região, por exemplo, da Lakshman Jhula, com livrarias, lojinhas de artigos hindus, templos e restaurantes, e então nos encontrarmos mais tarde, em uma hora combinada, para nossa aula de yoga.

15 o Dia 20-jan-2018 sab RISHIKESH RISHIKESH

Dia Livre

Chorten 1 Rishikesh 09 md

Agora com toda região de Rishikesh já muito bem conhecida e familiarizada, região da Ram Jhula, da Lakshman Jhula, os próximos dois dias são livres para aproveitarmos, como cada viajante preferir. Caminhando, visitando os ashrams, fazendo suas últimas práticas (dessa vez) à beira do Ganges.

16 o Dia 21-jan-2018 dom RISHIKESH RISHIKESH

Dia Livre

Chorten 1 Rishikesh 06 3019 1770 home

Seguramente irá aproveitar bastante os últimos dias na Índia, especialmente na sagrada Rishikesh.

17 o Dia 22-jan-2018 seg RISHIKESH DELHI

Trem

Tarde livre

Chorten Delhi Rajpath
Chorten Delhi Crafts 449 md

Cedo pela manhã pegamos nosso trem em Haridwar de volta à Delhi. Faremos check-in em nosso hotel e agora, já familiarizados com a região, podemos aproveitar uma tarde livre para retornarmos a algum dos locais que visitamos e gostaríamos de passar mais tempo, conhecer algum local novo, como cada viajante preferir. É comum em Delhi haver apresentações de música e dança clássicas de excelente qualidade. Vamos checar a agenda cultural dos dias em que estivermos na cidade e então podemos nos organizar de irmos juntos em algum destes centros culturais.

18 o Dia 23-jan-2018 ter DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Traslado

Chorten Delhi 1 (2)

Hora de retornar ao Brasil após semanas de viagem pela Índia, por onde teremos percorrido os caminhos de grandes mestres destes milênios de história da espiritualidade indiana, até os dias de hoje. Dependendo a hora do seu voo de volta ao Brasil, terá uma manhã e talvez uma tarde livre para dar uma volta por Delhi. Se preferir uma noite extra para ter mais tempo livre, por favor nos avise. Esperamos que tenha vivido e esteja levando de volta ao Brasil experiências marcantes e significativas, de grande ajuda às nossas vidas.